Arrancou hoje o 3.º Curso de Instrutores do Medical Response to Major Incidents (MRMI), que está incluído no 20.º Curso básico do MRMI a ter lugar no próximo fim de semana na Madeira. O Curso MRMI é da responsabilidade do grupo de instrutores MRMI do Serviço de Saúde da RAM, único no país com acreditação internacional para este tipo de formação de gestão em catástrofe.

 

No dia de hoje, o Secretário da Saúde e da Proteção Civil, Pedro Ramos, foi um dos oradores convidados pela comissão organizadora para falar da importância do papel do instrutor no curso MRMI. O curso de instrutores decorre entre o dia 5 e 8 de dezembro e conta com 30 candidatos.

 

Já o curso básico destina-se aos profissionais das diferentes células de intervenção com interferência face a grandes incidentes com multi-vítimas, nomeadamente bombeiros, técnicos de emergência, médicos, enfermeiros, agentes de proteção civil, forças militares dos vários ramos das forças armadas e de segurança, como são os casos da PSP, GNR, Polícia Judiciária, gestores, assessores de comunicação, jornalistas, entre outros.

 

A formação ministrada baseia-se num modelo de simulação avançada treinando toda a cadeia de comando, cenário do acidente, transportes, pré-hospitalar, gestão de hospitais face a este cenário, triagem, corredores de evacuação e estrutura da comunidade que possa utilizar na resposta a um grande incidente com multi-vítimas. Com esta formação, pretende-se promover a diferenciação destes profissionais nesta área de gestão e comando de um cenário de catástrofe.

 

A formação básica vai decorrer entre o dia 6 e 8 de dezembro, nas instalações do centro de salvamento costeiro da Madeira, por baixo do Aeroporto Internacional da Madeira - Cristiano Ronaldo, e conta com a participação de 120 formandos. As componentes teóricas e práticas são da responsabilidade da equipa de formadores e instrutores do Madeira Internacional Disaster Training Center (MIDTC), que é considerada uma das melhores nesta área e a única no país.

 

 

 

In “JM-Madeira”