Uso é desaconselhado por conterem substâncias associadas a lesões pulmonares, depois de os Estados Unidos terem reportado 47 casos mortais.

 

Doentes só procuram ajuda médica 140 minutos depois dos primeiro sintomas.

 

Um doloroso aperto no peito que poderá estender-se aos braços, costas e pescoço, acompanhado por suores, náuseas e vómitos. A primeira manifestação de Enfarte Agudo do Miocárdio (EAM) é "traiçoeira", pois os sintomas "nem sempre são típicos de um enfarte, podendo ser confundidos com outras patologias, dificultando o seu diagnóstico diferencial", sublinha Sílvia Monteiro, coordenadora da área dos Cuidados Intensivos Cardíacos da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC).

 

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira (ALM) afirma ser testemunha do grande trabalho que os psicólogos têm prestado à população madeirense, destacando a sua intervenção crucial em acontecimentos como o 20 de Fevereiro de 2010, os incêndios de 2016 e o caso recente do autocarro que capotou no Caniço e que mantou dezenas de pessoas.

 

Arrancou hoje o 3.º Curso de Instrutores do Medical Response to Major Incidents (MRMI), que está incluído no 20.º Curso básico do MRMI a ter lugar no próximo fim de semana na Madeira. O Curso MRMI é da responsabilidade do grupo de instrutores MRMI do Serviço de Saúde da RAM, único no país com acreditação internacional para este tipo de formação de gestão em catástrofe.

 

O Serviço de Saúde da RAM recebe cerca de 900 estagiários por ano nas várias áreas clínicas e não clínicas, oriundos de várias zonas do país e da Europa.

A Madeira conseguiu reduzir em 22% a taxa de cáries dentárias até aos 6 anos de idade

A Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) organiza, esta quinta e sexta-feira (dias 5 e 6 de Dezembro), a Conferência OPP Madeira sobre ‘Psicologia e o Futuro dos Cuidados Primários de Saúde’, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa Regional.

Quase cinco meses depois de ter entrado em funcionamento, a Unidade de Farmacovigilância da Região Autónoma da Madeira já recebeu 17 notificações.

Margarida Câmara, coordenadora da unidade, explica ao DIÁRIO que estas notificações recebidas, relativas a reacções adversas ou efeitos secundários de medicamentos, vieram sobretudo de médicos e farmacêuticos, mas também de alguns cidadãos.... 

Total registado até ao final do 1º semestre do corrente ano revela um aumento de 7% relativamente a 30 de Junho de 2018. Em Outubro estavam em tratamento 587 pessoas