O Serviço de Reumatologia do Hospital Dr. Nélio Mendonça regista menos internamentos do que na altura em que foi criado, há quase 30 anos.

 

Em média, por ano, são internados 10 a 12 doentes por ano, quando há 30 anos eram internados entre 30 a 40.

 

A garantia foi deixada ontem pelo diretor do Serviço, Mário Rodrigues, à margem das sessões que decorreram, durante todo o dia, na biblioteca do Hospital Dr. Nélio Mendonça e que visaram assinalar o Dia Mundial das Doenças Reumáticas, que é hoje motivo de recordação.

 

Foi a 1 de setembro de 1990 que na altura a denominada Unidade de Reumatologia foi criada. Havia apenas dois médicos – Mário Rodrigues e Alberto Quintal- e, a partir de 1990, a unidade passou a serviço autónomo. Neste momento, o serviço dispõe de cinco médicos e ainda de dois internos.

 

Mário Rodrigues diz que o número de meios humanos é suficiente para responder às necessidades e a renovação que será necessária está a ser tratada e assegurada. No que toca a equipamentos, garante também que o serviço dispõe de todos os meios necessários para a sua dimensão.

 

Deste modo, e em jeito de conclusão, refere que o Serviço de Reumatologia do Hospital Dr. Nélio Mendonça está bem e recomenda-se para todos aqueles que dele precisem. Ontem, as conferências que se realizaram tiveram como temas ‘Hospital de dia em reumatologia’ e ‘Imunossupressão e vacinação’. Sensibilizou-se a comunidade médica, os doentes e o público em geral para as doenças reumáticas e músculo-esqueléticas. C.R.

 

In “JM-Madeira”