Simulacro faz parte do primeiro Congresso Nacional de Emergência Médica Pré-Hospitalar

Foi ontem apresentado o I Congresso de Emergência Médica Pré-Hospitalar a decorrer na Madeira e realizado em conjunto pela Secretaria Regional de Saúde (SRS), o Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC) e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Será, pela primeira vez, testada a capacidade no socorro pré-hospitalar em três vertentes: por ar, mar e terra. Cada uma destas áreas já tem capacidade de efetuar o socorro, mas nunca foi testado em conjunto, o que acontece pela primeira vez.

Este exercício está agendado para os próximos dias 15, 16 e 17 de novembro, com a presença de palestrantes regionais, nacionais e internacionais, num total de 30. 'Este mar que nos une' é o lema do evento, que vai acolher um exercício nunca visto em Portugal e do qual a Madeira sairá pioneira.

A simulação de um acidente de um navio de passageiros vai obrigar a uma intervenção e socorro pré-hospitalar por ar, mar e terra, com a participação de todas as entidades regionais e nacionais, como sejam a Marinha Portuguesa, a Força Aérea, o INEM e o SRPC, instituição esta que vai coordenar o socorro através dos bombeiros da Região e da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP). O simulacro terá lugar na próxima sexta-feira, dia 16, dia em que o Lobo Marinho, cheio de passageiros, irá suposta- mente sofrer um sinistro com multivítimas, o que obrigará ao acionamento de todo o dispositivo regional de emergência médica pré-hospitalar por terra, mar e ar.

DECLARAÇÕES

António Brazão

Responsável do SEMER

“É o primeiro evento destaqualidade, com estes congressistas e participantes, que a Região tem o prazer de organizar. Temos de congregar o máximo de pessoas envolvidas no socorro, tentando alcançar todos os elos da cadeia de sobrevivência. Quisemos chegar a todos os intervenientes no socorro, inclusive à população civil. O nosso painel teórico é vasto e abrangente e congrega figuras regionais, nacionais e internacionais, todos com forte ligação ao serviço de socorro pré-hospitalar.”

Paulo Silva Ribeiro

Capitão do Porto do Funchal

“A Marinha Portuguesa vai participar neste exercício com todos os meios disponíveis na Região, além de todos os outros agentes de proteção civil ligados ao socorro no mar, como é o SANAS Madeira. O Lobo Marinho irá simular um navio sinistrado à saída do porto do Funchal, onde terá de haver uma resposta de evacuação de feridos adequada e em larga escala. Muitos serão evacuados pela Força Aérea Portuguesa, e todos os restantes serão evacuados por via marítima pela Marinha e SANAS.”

José Dias

Presidente do SRPC

“Um dos grandes objetivos deste exercício é testar a articulação entre as entidades neste tipo de ocorrência. Também é um testar do plano já previamente articulado entre o SRPC e a Autoridade Marítima no interface mar/terra. Este exercício vai testar o plano de emergência regional, envolvendo várias entidades ligadas ao socorro. Com o mesmo exercício vamos, também, testar as várias valências dos agentes de proteção civil. Garantidamente, é mais um grande evento realizado na Madeira.”

Luís Vale

MRMI 

“O MRMI é um curso pré-congresso e constitui uma mais-valia na formação de todos os agentes e profissionais ligados ao socorro numa situação de exceção. Este curso tem um sistema de treino que visa abarcar o máximo de pessoas de outras áreas profissionais, além dos profissionais ligados ao serviço pré-hospitalar e intra-hospitalar. Na Região há 550 formados nesta área. Neste momento, para este MRMI já temos 150 pessoas inscritas, além de muitos formadores, praticamente todos ligados ao SESARAM.”

Pedro Ramos

Secretário regional da Saúde

“O exercício será, no País, uma referencia no âmbito do socorro e da resposta a situações de exceção. É uma doutrina com uma resposta rápida, eficaz e eficiente perante situações muito diferentes do nosso dia a dia. Ao nível do socorro, temos de estar preparados para tudo aquilo que pode acontecer. A Madeira deixa, uma vez mais, uma marca no País pela preocupação e pelo rigor na área do socorro pré-hospitalar. A Madeira será a página do País ao nível do socorro pré-hospitalar de larga escala e em casos de incidentes de exceção.”

Paulo Graça

In “JM-Madeira”