Selo pelo trabalho desenvolvido em prol da saúde psicológica dos seus espaços e comunidade educativa

 

Cinco escolas da Madeira ostentam já o selo de “Escola Saudavelmente”.

 

Numa próxima edição, mais poderão ser reconhecidas.

 

Cinco das 99 escolas do país distinguidas com o selo “Escola Saudavelmente”, criado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, são da Madeira, cujas distinções foram entregues no ano passado. O selo visa distinguir estabelecimentos de ensino cujas políticas e práticas educativas demonstrem um compromisso forte e efetivo com a promoção do desenvolvimento, da aprendizagem, e da saúde psicológica de toda a comunidade educativa.

 

As escolas EB123PE do Porto da Cruz, EB23 dos Louros, EB23 Dr. Eduardo Brazão de Castro, EBS Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, EB23 Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior conseguiram cumprir os requisitos para a implementação do programa, concretamente um conjunto de boas que vão desde à organização, estrutura e clima relacional da escola, à implementação de programas de prevenção e promoção de competências, à promoção da saúde psicológica dos agentes educativos, até ao envolvimento da família e da comunidade na vida escolar, conforme explicou ao JM o presidente da delegação regional da OPP.

 

Renato Carvalho ressalvou que, embora apenas cinco escolas ostentem o selo, “isso não significa que não haja mais escolas com boas práticas na nossa Região na verdade, há muito a ser feito e em vários contextos”. E, numa próxima edição do “Escola SaudavelMente”, a expetativa é que mais escolas da Madeira possam receber o reconhecimento em causa”. “A saúde mental é algo muito mais ampla do que a mera presença ou ausência de doença. Envolve bem-estar, capacidade de resposta aos desafios do desenvolvimento e autodeterminação”, esclarece Renato Carvalho. No caso das escolas e da educação em geral, “a saúde psicológica e o desempenho escolar ou social estão integrados e relacionam-se.

 

Daí que a promoção da saúde psicológica contribua para prevenir o surgimento de problemas em vários níveis e reduza a expressão ou impacto de situações problemáticas que já estão instaladas”.

 

Quanto aos problemas detetados nas escolas relativamente ao estado psicológico dos alunos, o responsável pela Ordem dos Psicólogos na Madeira apontou “a desmotivação dos alunos em relação à escola que se tem vindo a identificar em alguns casos. Aliás, dos alunos e não só…”. Por outro lado, quando se identificam alterações mais significativas ou com valor clínico, destacam-se “situações relacionadas com problemas de comportamento e de controlo dos impulsos, e problemas ao nível da ansiedade e alterações do humor, normalmente alunos que passam mais despercebidos e em relação aos quais temos de estar mais atentos”.

 

Por outro lado, Renato Carvalho destacou que “uma Escola Saudavelmente não é apenas um  local de aprendizagem de conteúdos curriculares nem está centrada apenas em notas e muito menos em rankings - aliás, se virmos quais as escolas na Região que tiveram o Selo, vemos bem que servem populações que não são necessariamente favorecidas. Esta preocupação integrada com a adaptabilidade e saúde escolar, por isso, é mais abrangente e preocupa-se com a comunidade como um todo”.

 

In “JM-Madeira”