Serviço de Saúde da Região passou a dispor de um novo sistema eletrónico para registo e análise de indicadores de saúde para os Cuidados de Saúde Primários.

 

A nova plataforma, baseada em tecnologias de Business Intelligence, está disponível desde 1 de agosto deste ano e irá permitir avaliar o desempenho das Unidades de Cuidados de Saúde Primários/Centros de Saúde da RAM (UCSP) e da Unidade de Saúde Familiar (USF) da Ponta do Sol, avança o SESARAM.

 

“Através desta ferramenta será possível uniformizar o registo de dados de saúde, melhorar a qualidade de registos médicos e de enfermagem, monitorizar o trabalho das UCSP/USF, avaliar o desempenho das várias Unidades, fazer benchmarking, redefinir estratégias e métodos de trabalho e definir de linhas de orientação para melhoria dos cuidados em saúde centrados no doente”, explica o comunicado.

 

Para a criação desta ferramenta o grupo definiu os BI’s (bilhetes de identidade) para cada indicador, tendo como referência o documento produzido pela ACSS ao nível nacional, ajustado à realidade regional e do respetivo sistema de informação, SEISRAM. Refira-se que o sistema da RAM já conta com 33 indicadores e respetivos BI’s e no futuro a perpetiva é que muitos outros sejam adicionados.

 

“Além das vantagens supracitadas, refira-se que esta ferramenta vem uniformizar o registo de dados de saúde, beneficiando vários intervenientes, nomeadamente o profissional que procede ao registo e a restante equipa de saúde”, reconhece o sistema regional.

 

“A criação desta plataforma constitui uma aposta na melhoria contínua da qualidade e da transparência, sendo que possibilita avaliar o desempenho de todos os intervenientes no processo de prestação de cuidados de saúde primários e apurar os benefícios do trabalho realizado com o utente, podendo equiparar os resultados com as restantes unidades do País”, acrescenta.

 

In “JM-Madeira”