O Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira iniciou ontem os diagnósticos e tratamentos na área da Eletrofisiologia Cardíaca e Ablação, destinados a doentes com arritmias cardíacas. Uma ação inédita na Região que vai evitar a deslocação destes doentes ao continente e melhorar a esperança de vida da população.

 

Os estudos decorreram no Laboratório de Hemodinâmica e Cardiologia de Intervenção do Hospital Dr. Nélio Mendonça, dirigido pelo médico cardiologista António Drumond Freitas.

 

Para além do especialista em cardiologia do SESARAM, Nuno Santos, que foi nomeado responsável por esta área, vários especialistas de renome nacional e internacional participaram nos estudos. Entre estes, Pedro Adragão, o responsável pelo Centro do Ritmo Cardíaco do Hospital da Luz e Unidade de Arritmologia e 'Pacing' do Hospital de Santa Cruz, em Lisboa.

 

Também do Hospital de Santa Cruz, local para onde eram transferidos os doentes com arritmia

 

 cardíaca da Região, vieram até à Madeira o cardiologista e eletrofisiologista Pedro Carmo e o técnico de cardiopneumologia Ricardo Bernardo.

 

A iniciativa foi presenciada pelo secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, e pelos elementos do Conselho de Administração e da direção clínica do SESARAM.

 

No dia de ontem foram efetuados procedimentos em três doentes, sendo estimado que cada um dos procedimentos tenha representado um custo superior aos cinco mil euros.

 

In “JM-Madeira”