No âmbito da campanha 'Be the One' para captar dadores de sangue na Região

 

Lona publicitária já foi colocada numa das paredes do Hospital Dr. Nélio Mendonça.

 

A campanha publicitária 'Be the One', que tem Cristiano Ronaldo como figura central no apelo à dádiva de sangue, deverá contar com um vídeo promocional dirigido exclusivamente à Região.

 

De acordo com o Serviço de Saúde da Região (SESARAM), que ontem fez a apresentação pública da campanha, a ideia está a ser estudada com a ABBOTT Laboratórios, companhia detentora dos direitos de imagem do Cristiano Ronaldo ao nível desta matéria.

 

Assim, para além da lona já colocada na parede do Hospital Dr. Nélio Mendonça e dos cartazes que serão divulgados através dos transportes públicos, a campanha do SESARAM deverá contar com um vídeo protagonizado pelo próprio Cristiano Ronaldo, em português, dirigido exclusivamente à Região Autónoma da Madeira.

 

O objetivo é que o apelo à dádiva de sangue chegue ao máximo de madeirenses possível, sobretudo às camadas mais jovens. “Captar novos dadores”, “encorajar os mais novos” e torná-los “dadores regulares” é o propósito do SESARAM, a primeira entidade portuguesa a acolher esta campanha promocional.

 

“Esta campanha ganhou uma grande dimensão ao associar-se à figura do Cristiano Ronaldo e o aumento dos dadores junto da população mais jovem tem sido muito mais significativo nos países aderentes”, conforme foi referido, ontem, na apresentação da iniciativa, um momento que decorreu no Hospital Dr. Nélio Mendonça, precisamente na véspera do Dia Mundial do Dador de Sangue e do arranque do Mundial na Rússia.

 

Segundo informação divulgada pelo SESARAM, e com base nos dados dos países aderentes, a campanha resultou num aumento de novos dadores na ordem dos 30%, sobretudo de jovens dadores com idade compreendidas entre os 18 e os 30 anos.

 

É o mesmo cenário que o Serviço de Saúde espera assistir a partir de agora, pois acredita que o craque madeirense será um incentivo a esta causa e, à semelhança de outros países, ser responsável pelo aumento de dávidas de sangue e fidelização dos dadores, garantindo 'stock' sanguíneo adequado às necessidades.

 

“Junta-te ao Cristiano Ronaldo e ao SESARAM. Doa Sangue. Podes Salvar uma Vida”, assim se intitula a campanha protagonizada pelo melhor jogador do mundo, precisamente na terra onde nasceu. 

 

 

 

748 DÁDIVAS DE SANGUE REALIZADAS ATÉ MAIO DE 2018 NO SESARAM

 

 559 DÁDIVAS DE SANGUE REALIZADAS NO PERÍODO HOMÓLOGO

 

 3.000 DADORES DE SANGUE REGISTADOS NO SESARAM

 

Portugal “já marcou o primeiro golo”

 

Para o secretário regional da Saúde, o jogo Portugal-Espanha já está 1-0, pois “já marcámos o primeiro golo”. Um golo, explica, “em benefício da nossa população”. 

 

Pedro Ramos transmitiu, na apresentação da campanha, que “esta é a mais importante jogada e o mais importante lance” para salvar vidas.

 

Pedro Ramos acredita que o craque madeirense irá ser fundamental para a fidelização de novos dadores, sobretudo os mais jovens, por ser um exemplo a seguir. “O Cristiano Ronaldo não é só o melhor jogador do mundo, mas também um dos melhores cidadãos”, concluiu.

 

 

 

Sazonalidade obriga-nos a ser auto-suficientes

 

O diretor do Serviço de Sangue e Medicina Transfusional do SESARAM diz que uma região como a nossa tem de ser, obrigatoriamente, auto-suficiente em sangue. Bruno Jesus, que aproveitou a apresentação da campanha 'Be the One' para transmitir alguns números, referia-se aos constrangimentos de sermos insulares, lembrando os problemas recorrentes do aeroporto. Ainda assim, enalteceu o aumento do número de dádivas registadas este ano, em relação ao período homólogo, com 748 e 559 colheitas registadas, respetivamente. 

 

 In “JM-Madeira”