O comportamento alimentar da criança é altamente influenciado pelo adulto que a alimenta. Quando há uma má gestão desta relação, através de comportamentos incorretos como a recompensa, a chantagem, a obrigação, entre outros, pode incentivar o aparecimento de problemas alimentares na criança.

 

Em verdade, dar de comer não se limita ter que considerar apenas o valor nutricional dos alimentos, mas também a todo o contexto que envolve a refeição, pelo que os pais devem dar o exemplo à mesa, criando e colocando em prática os bons hábitos alimentares, sabendo agir quando um alimento não é bem aceite pela criança, sem mostrar preocupação, ansiedade ou até mesmo frustração.

 

A partir dos 2 anos a criança tem tendência para rejeitar alguns alimentos que prova pela primeira vez. Por isso é que é importante que dê a experimentar a maior variedade de alimentos saudáveis até esta idade, pois mais tarde a criança terá uma maior dificuldade em aceitar novos alimentos.

 

Outro aspeto importante é fazer as refeições em família, pois é o primeiro ato social da criança, o que acarreta vantagens para o seu desenvolvimento social e afetivo e para a educação e partilha de novos sabores, cores, aromas e texturas.

 

Quanto ao desejo de comer sozinho, com as próprias mãos, trata-se de uma manifestação de autonomia e independência da criança. Para tal, é importante que prepare os alimentos de modo a que sejam facilmente manuseáveis (carne e legumes cortados) bem como, proporcionar as condições adequadas (cadeira, talheres, copo e prato) e um ambiente calmo durante as refeições da criança.

 

Por conseguinte, procure partilhar a hora das refeições com o(s) filho(s) e incentive-o(s) a colaborar(em) em tarefas simples! Lembre-se que comer é um prazer que aumenta quando estamos com quem mais adoramos. E não se esqueça que as crianças imitam os mais crescidos logo, mais um motivo para que coloque em prática os hábitos alimentares saudáveis não só pela sua saúde mas também para que o seu filho siga o bom exemplo.

 

ALISON KARINA DE JESUS

 

Nutricionista

 

In “Jornal da Madeira