A Organização Mundial da Saúde designou o dia 10 de Outubro como o Dia Mundial da Saúde Mental. Este ano sob o mote “Dignidade em Saúde Mental”. O IASAÚDE, através da UCAD associa-se e esta efeméride, através da realização de algumas actividades de carácter preventivo no âmbito dos comportamentos aditivos e dependências.

Nesse âmbito, decorreu na Escola Secundária Francisco Franco, nomeadamente com turmas do 11.º e 12.º ano do Curso Profissional de Contabilidade, o início do programa CAPPYC (Projecto de Prevenção do Consumo de Canábis para Jovens Consumidores). Composto por 5 sessões de 90 minutos, este programa dirige-se a adolescentes com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos e tem, como objectivo geral, trabalhar a percepção que os jovens têm acerca das drogas, dos efeitos positivos do consumo (analisar e mostrar as diferenças e divergências entre as expectativas positivas que o consumo de droga gera, isto é, os benefícios do consumo e o seu resultado final).

Realizou-se, ainda, no Centro de Saúde de Santa Cruz, uma sessão de sensibilização na área da prevenção dos comportamentos de risco, da utilização da internet e novas tecnologias, inserida no projecto "Estou online e agora?", dirigida a pais, profissionais e aberto à comunidade. O principal objectivo desta acção foi sensibilizar para o papel que os pais/cuidadores/educadores podem desempenhar na prevenção de riscos consequentes à utilização excessiva da internet e tecnologias associadas. 

A Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol recebeu um encontro de trabalho sobre a prevenção dos comportamentos aditivos e dependências naquela comunidade escolar. Neste evento estiveram presentes as várias entidades públicas, religiosas e privadas do Concelho, por forma a discutir e reflectir possíveis estratégias preventivas, a contribuição das diferentes entidades e elaboração do plano de actividades para o ano lectivo 2018/2019.

O IASAÚDE pretende com estas diferentes actividades, prevenir, alertar e consciencializar os diferentes sectores da nossa sociedade para a importância do seu papel individual e colectivo na promoção e dignificação da sua saúde mental e a dos que os rodeiam.

 

Nelson Carvalho

Diretor da UCAD