O Governo Regional da Madeira, através do Instituto de Administração da Madeira, IP-RAM (IASAÚDE, IP-RAM), lançou, no decorrente mês de janeiro, a segunda fase da campanha “Comparticipação de Medicamentos – Literacia em Saúde e Sustentabilidade do SRS”. O foco principal desta segunda fase da campanha consiste em apelar à realização adequada de exames médicos de forma a alavancar ganhos em saúde.

 

Em 2023, o Governo Regional da Madeira investiu mais de 46 milhões de euros na área dos exames realizados pelos utentes no Sistema Regional de Saúde (SRS), setor público e privado.

 

O Presidente do IASAÚDE, IP-RAM, Bruno Freitas, refere que o objetivo principal da campanha é “consciencializar e informar a população da Madeira e do Porto Santo sobre a realização e repetição de exames de forma desnecessária. Devemos priorizar a nossa saúde através de boas práticas e da orientação de um profissional”.

 

Outro indicador importante desta campanha é o número de análises clínicas realizadas na Região: 5,1 milhões de análises clínicas por ano. Este método permite reconhecer perturbações no organismo, devendo o utente aconselhar-se primeiro com o seu médico, assim como reforça também a campanha de comunicação.

 

O Presidente do Instituto afirma que “todo o investimento na área dos exames com orientação médica é significativo e constitui uma das prioridades do Governo Regional em prol da saúde e bem-estar da população da RAM”.

 

Com o slogan “Contribua para a Saúde de Todos”, a campanha está presente em “outdoors” distribuídos pelos vários concelhos da Região, os quais serão veiculados também nas plataformas digitais do IASAÚDE (redes sociais e site). “Vamos ainda dar continuidade às ações de sensibilização pelos concelhos da RAM, como forma de consciencializar a população através da proximidade e esclarecer dúvidas em relação a esta problemática”, acrescentou o dirigente.

 

O IASAÚDE, IP-RAM relembra que esta iniciativa foi lançada em novembro de 2023, cujo primeiro intuito recaiu sobre a automedicação, o desperdício e a escolha de genéricos. Foram promovidas ações de sensibilização com vista a criar uma sociedade mais informada, mais inclusiva e com maior responsabilidade efetiva de forma a conduzir à otimização de recursos e à sustentabilidade do SRS. A primeira fase da campanha ficou também marcada pelo lançamento de vídeos promocionais, disponíveis nos meios digitais deste Instituto.