O Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE, IP-RAM) promoveu uma ação de sensibilização, no Hospital Dr. Nélio Mendonça, para a promoção da literacia em saúde e sensibilização dos cidadãos para a necessidade da adoção de comportamentos que traduzam consumos responsáveis na hora do uso do medicamento. A iniciativa decorreu na tarde desta quarta-feira.

“Promover, consciencializar sobre o uso do medicamento e incentivar a participação ativa da comunidade nos assuntos relacionados com a saúde é imperativo nos dias de hoje. Esta ação de sensibilização visa, e como o próprio nome indica, sensibilizar os utentes, mas também o profissional de saúde, para a importância desta temática, com destaque para a tomada de decisões conscientes e responsáveis relativamente ao uso de medicamentos e para a sustentabilidade do Sistema Regional de Saúde”, adiantou Bruno Freitas, Presidente do IASAÚDE, IP-RAM.

Durante a ação, foram vários os utentes que manifestaram uma perceção positiva quanto ao desenvolvimento da campanha, afirmando ser “uma ótima iniciativa”, importante para “consciencializar toda a população” para o uso de medicamentos e reforçar a “escolha de genéricos” pela sua “eficácia, segurança e custo”.

O IASAÚDE, IP-RAM faz um balanço muito positivo desta primeira ação de sensibilização e aproveitou a ocasião para disponibilizar material de apoio e divulgação da campanha, bem como merchandising associado.

Esta iniciativa acontece no âmbito da campanha de comunicação “Comparticipação de Medicamentos – Literacia em Saúde e Sustentabilidade do SRS” – uma iniciativa do Governo Regional, através deste Instituto.

 

Ação de sensibilização decorreu no Hospital Dr. Nélio Mendonça