A Prova Nacional de Acesso (PNA) para a formação especializada em medicina, realiza-se esta quarta-feira, dia 29 de novembro, em todo o país. Na Região, são 86 os candidatos que respondem às 150 questões desta Prova, que tem lugar nas instalações do VidaMar Resort Hotel Madeira. O processo é acompanhado pelo Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE, IP-RAM), entidade responsável pelo Internato Médico na Região.

O exame determina a ordem da escolha para a especialidade médica que os licenciados em medicina irão fazer no futuro, conforma avançou Ana Paula Reis, responsável pela Comissão Regional do Internato Médico da Madeira (CRIM), “esta Prova Nacional de Acesso serve para seriar os candidatos, classificá-los através de uma nota, que irá permitir, depois, escolherem as especialidades. É uma Prova dividida em duas partes, de manhã e à tarde, com a duração de 120 minutos cada uma”.

O exame assenta numa extensa matriz ligada às várias áreas da medicina, que permite avaliar os conhecimentos e a capacidade de raciocínio clínico, situando estes critérios ao nível do corpo de conhecimentos que um médico sem Formação Médica Especializada deve deter.

Mediante os resultados, os candidatos poderão realizar, posteriormente, a escolha da especialidade, que decorre, anualmente, no mês de novembro.

Neste âmbito, os dados indicam que entre 2018 e 2023, 174 médicos escolheram o Serviço Regional de Saúde (SRS) para realizar a sua formação médica especializada, 62 dos quais na especialidade de Medicina Geral e Familiar, permitindo o reforço gradual dos cuidados primários na Região. O processo de seleção para as áreas de especialização do Internato Médico de 2023 foi concluído a 25 de novembro, resultando na ocupação de 40 vagas, das 56 atribuídas, valor que representa o maior número de candidatos colocados até à data. Em 23 das 26 especialidades disponíveis, foram ocupadas 100% das vagas a concurso. À diferença do restante território nacional, o histórico do processo de escolha da especialidade aponta para o preenchimento total das vagas na Região, em anos anteriores, assim como o crescimento gradual do número de médicos que frequentam o processo de formação médica especializada no SRS, fator que evidencia e ilustra o elevado grau de confiança atribuída no Serviço Regional de Saúde.

Os médicos que escolheram as suas áreas de especialização darão início à sua formação a 1 de janeiro de 2024.

 

Grupo de delegados presentes na Prova Nacional de Acesso 2023, na RAM