O Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE, IP-RAM) participou, entre os dias 06 e 09 de novembro, na 12ª edição do exercício anual “CIBER PERSEU”, uma iniciativa organizada a nível nacional pelo Exército Português, com o objetivo de treinar procedimentos, técnicas e táticas de defesa como resposta a incidentes reais de cibersegurança a nível regional e nacional.

Na RAM, esta iniciativa foi liderada pela Secretaria Regional das Finanças, através da DRI – Direção Regional de Informática, e contou com a participação de diversas entidades do setor público e privado regional, contribuindo para a criação de um conjunto de respostas concertadas por parte dos diferentes participantes envolvidos.

No âmbito da Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil, para além do IASAÚDE, IP-RAM, participaram no “CIBER PERSEU” 2023, elementos da Proteção Civil, à semelhança das edições anteriores.

 

 

A iniciativa contemplou a simulação de ataques no ciberespaço, testando, assim, a capacidade de resposta das entidades envolvidas.