Até à data, mais de mil e novecentos residentes da Madeira e do Porto Santo já beneficiaram do Programa de Saúde, “+Visão Seniores”, refletindo um apoio global superior a 180 mil euros. Este Programa de Saúde, implementado pelo Governo Regional em 2019, através do Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE, IP-RAM), permite a comparticipação direta, no valor de 150€, na aquisição de óculos graduados (lentes e/ou aros) a residentes da Região Autónoma da Madeira, com idade superior a 65 anos.

Maria Silva, 74 anos, beneficiária do Programa “+Visão Seniores” afirma, “fiquei a saber do “+Visão” pelo meu cunhado, este é um apoio importante, as despesas são muitas e a pensão é baixa. Mas com o apoio tive a comparticipação das lentes logo na hora que comprei, já foi muito bom.”

Desde setembro de 2022, com a aprovação da continuidade deste Programa pelo Governo Regional da Madeira, os beneficiários dos subsistemas de saúde (ADSE, SAD-PSP, SAD-GNR, ADM) podem, igualmente, usufruir deste apoio, a par dos utentes do SRS, estando abrangidos todos os beneficiários que aufiram pensão inferior a 1,5 vezes o Indexante dos Apoios Sociais (IAS), atualmente fixado em 720,65€.

O Presidente do IASAÚDE, IP-RAM, Bruno Freitas, considera que esta “é uma medida implementada com o objetivo de reforçar o apoio e o compromisso com os diferentes beneficiários do SRS, contribuindo para a saúde e qualidade de vida dos Madeirenses e Portossantenses”.

 

Atualmente, o Programa “+Visão Seniores” conta com 12 ópticas aderentes em vários concelhos da RAM, a lista pode ser consultada no site institucional do IASAÚDE, IP-RAM, www.iasaude.pt.