O Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE) realizou, no corrente mês de novembro, o pagamento de mais de 1 milhão de euros aos beneficiários do Serviço Regional de Saúde, no âmbito do reembolso das despesas de saúde, totalizando mais de 3,5 milhões de euros pagos, desde 01 de janeiro deste ano, um valor que equivale a mais 5%, comparativamente ao período homólogo do ano transato.

Os dados apresentados correspondem a mais de 350 mil atos pagos. Os exames de radiologia surgem como sendo os cuidados de saúde que auferiram maior valor de reembolso, representando 22% do valor, enquanto as consultas médicas e a medicina dentária representam 17% e 16% respetivamente.

Desde 2021, o IASAÚDE conta com um serviço de reembolsos descentralizado, disponível através de postos de atendimento que se encontram distribuídos pelos vários concelhos da RAM. Esta medida possibilita aos utentes a entrega das suas despesas de saúde diretamente nas suas localidades, havendo, desta forma, uma distribuição proporcional do número de atendimentos realizados em cada posto, ao mesmo tempo que é oferecido um contacto mais próximo e personalizado. A descentralização do serviço de reembolsos já contribuiu para o registo de 4.348 novos utentes em 2022.

Por outro lado, o IASAÚDE disponibiliza também dois serviços de entrega das despesas de saúde alternativos – o quiosque digital, na Loja do Cidadão e o Pré-registo, através dos quais foram recebidos mais de 55 mil atos para efeitos de reembolso, desde o início do ano até à data.

A entrega das despesas de saúde para efeitos de reembolso é realizada mediante agendamento prévio ou através do número de telefone 291 212 370.