Teve lugar, no dia 02 de agosto, a cerimónia de assinatura dos contratos-programa para o apoio financeiro da Associação para Pessoas com Autismo – Associação "Os Grandes Azuis e da APF - Associação para o Planeamento da Família – Delegação da Madeira, com o intuito de apoiar projetos dinamizados no âmbito da Saúde Mental e na área das doenças infectocontagiosas, respetivamente.

Os contratos-programa têm por objeto a atribuição de uma comparticipação financeira, no montante máximo de 5.000€, a cada uma das associações visadas, com o intuito de apoiar projetos dinamizados no âmbito da Saúde Mental e na área das doenças infectocontagiosas.

Assim, o apoio concedido à Associação para Pessoas com Autismo – “Os Grandes Azuis” será aplicado para a continuidade da prestação de serviços às pessoas com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) e atraso no desenvolvimento, através de projeto que consiste no desenvolvimento de um Campo de Férias (Atividades de Tempos Livres), o qual se traduz num espaço educativo com atividades lúdicas destinado a crianças e jovens, de modo a preencher os tempos livres após o horário escolar, contribuindo, desta forma, para o acentuar do processo de socialização da criança e das suas aprendizagens do âmbito escolar, bem como o desenvolvimento de ateliers educativos a realizar em diferentes áreas.

Por sua vez, a verba concedida à Associação para o Planeamento da Família – Delegação da Madeira, destina-se ao projeto “100 RISCOS”, o qual visa uma intervenção e sensibilização do VIH/SIDA e VHC, através da realização de testes rápidos e de diagnóstico, aconselhamento pré e pós teste, fornecimento de contracetivos e realização de sessões de educação para a saúde. São também dinamizadas as intervenções comunitárias na realização de testes rápidos da Hepatite C e a abordagem das questões ligadas ao Planeamento Familiar e Educação Sexual.

A cerimónia, que decorreu no auditório do IASAÚDE, foi presidida pelo Secretário Regional de Saúde e Proteção Civil, Dr. Pedro Ramos, com a presença do Presidente do Conselho Diretivo do IASAÚDE, Dr. Bruno Freitas e dos representantes das associações, Dra. Ana Luísa Caires e Dr. João Varela, Presidente e Tesoureiro da Associação para Pessoas com Autismo – “Os Grandes Azuis” e Dra. Luísa Lopes, Vice-presidente da Direção Regional da Delegação da Madeira da Associação para o Planeamento da Família.