Madeira registou ontem 13 novos casos de covid-19. De acordo com a Direção Regional de Saúde, quatro são importados e nove de transmissão local, o que eleva para 259 as situações ativas.

Segundo dados do boletim epidemiológico diário, três dos casos estão ligados à área da educação, dizendo respeito a “uma criança que frequenta um estabelecimento de ensino no concelho do Funchal e dois adultos, com atividade profissional num estabelecimento de ensino no concelho de Machico”. O plano de contingência destes estabelecimentos está já ativo, adianta ainda a autoridade de saúde.

Identificado foi também um caso de um profissional de saúde, com atividade no setor público e privado, em instituições da área da saúde e social. “Os planos de contingência dos referidos serviços estão ativos e as investigações epidemiológicas estão em curso”, assegura a Direção Regional de Saúde, em comunicado. Há ainda a registar um caso de 259 CASOS ativos na Região, sendo 209 de transmissão local e 50 importados. um adulto com atividade profissional num serviço municipal do concelho do Funchal.

Quanto aos casos importados, um é proveniente da região de Lisboa e Vale do Tejo, um da Polónia, um da Alemanha, e outro da Venezuela. Por outro lado, ontem foram reportados mais 11 casos recuperados, passando a Região a contabilizar um total de 673 recuperados até à data.

14 pessoas internadas No que diz respeito ao isolamento dos casos ativos, 23 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, 222 em alojamento próprio e 14 pessoas encontram-se hoje internadas, 11 na Unidade Polivalente e três na Unidade de Cuidados Intensivos dedicada à covid-19.

Relativamente à residência dos casos ativos, 29 são não-residentes e 230 são residentes na Região.

A Direção Regional de Saúde adiantou ainda que, no total, havia ainda 203 novas situações que se encontravam em estudo pelas autoridades de saúde, sendo 10 provenientes da operação de rastreio no Aeroporto Internacional da Madeira e 193 relacionadas com contactos com casos positivos, situações reportadas à linha SRS24 ou pelo SESARAM.

Quanto à vigilância ativa de contactos de casos positivos, 1.503 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo.

PORTUGAL contabilizava ontem mais 81 mortes relacionadas com a covid-19 e 2.905 novos casos de infeção com o novo coronavírus.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 5.122 mortes e 327.976 casos de infeção pelo novo coronavírus, estando hoje ativos 70.426 casos, número que voltou a níveis de há um mês.

OS Açores registavam ontem mais um óbito e 17 novos casos de covid-19, sendo 12 em São Miguel e cinco na Terceira, tendo ainda ocorrido 57 recuperações. De acordo com o comunicado da Autoridade de Saúde Regional, morreu uma mulher de 89 anos, residente em Angra do Heroísmo, no Hospital de Santo Espírito da ilha Terceira, naquele que é o primeiro óbito de covid-19 noutra ilha açoriana que não São Miguel.

 

SUBIU para cinco o número de mortos na Santa Casa da Misericórdia de Chaves. Com mais de 150 casos de infeção, entre funcionários e utentes, foi ontem registada a morte de mais um utente, adiantou o provedor. Trata-se de um homem de 91 anos, residente no lar de Vidago e que estava internado.

A Câmara de Cascais anunciou que vai ajudar idosos residentes em lares a passarem o Natal em família, financiando testes e pagando hotéis para cumprirem uma quarentena e prevenir eventuais surtos de covid-19 no regresso às instituições.

A Ordem dos Médicos alertou ontem que, para a SARS-CoV-2, não existe Natal nem Ano Novo e que todas as reuniões são oportunidades de transmissão e infeção, por vezes com consequências irreparáveis.

O presidente da Juventude Popular (JP), Francisco Moita, testou positivo ao novo coronavírus e vai suspender a sua presença em todos os atos públicos que tinha agendado.

Mundo

ESPECIALISTAS da agência norte-americana do medicamento consideram que a vacina da Pfizer e BioNTech contra a covid-19 não apresenta riscos de segurança que impeçam a autorização, o que poderá ocorrer no final da semana, segundo um estudo divulgado ontem.

UMA análise conjunta dos resultados preliminares da vacina da Universidade de Oxford e farmacêutica AstraZeneca confirmou uma eficácia média de 70,4%, mas que pode ir até 90% se as doses forem variadas, de acordo com um artigo publicado na revista especializada Lancet.

A farmacêutica americana Johnson & Johnson prevê que os resultados dos testes à sua vacina contra a covid-19 sejam conhecidos no final de janeiro, afirmou ontem o diretor científico do grupo, Paul Stoffler.

PERITOS da indústria farmacêutica alertaram que a imunidade de grupo através das vacinas contra a covid-19 será alcançada em diferentes velocidades no mundo, antevendo que os Estados Unidos serão os primeiros a atingi-la no segundo trimestre de 2021.

A Europa ultrapassou já a marca de mais de 20 milhões de casos identificados de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, desde o início de 2020, de acordo com uma contagem feita pela AFP a partir de relatórios fornecidos pelas autoridades de saúde.

OS Estados Unidos da América superaram ontem os 15 milhões de casos confirmados do novo coronavírus e registam mais de 284 mil mortes.

O Reino Unido registou ontem 616 mortes, o valor mais alto numa semana, e 12.282 novos casos de covid-19 em 24 horas, o número mais baixo em oito dias, segundo o Ministério da Saúde britânico.

Por Marco Milho

In “JM-Madeira”