A Madeira registou ontem 14 novos casos positivos de covid-19. Trata-se de 14 casos importados, nomeadamente 11 provenientes da Polónia, um do Reino Unido, um da Holanda e um da região de Lisboa e Vale do Tejo.

O balanço divulgado ao final do dia pelo IASAÚDE dava ainda conta de nove novos casos recuperados e 17 situações que se encontram em estudo pelas autoridades de saúde.

Contas feitas, são neste momento 106 os casos ativos na Região, dos quais 97 são importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementa das no aeroporto da Madeira e nove são casos de transmissão local.

Relativamente ao isolamento dos casos positivos, 49 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada e 57 em alojamento próprio.

9020 em vigilância ativa

À data, 19.577 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Região, com recurso à aplicação MadeiraSafe, 9.020 das quais estão em vigilância ativa.

Em relação aos contactos para a Linha SRS24 (800 24 24 20), o Instituto de Administração da Saúde refere que totalizam 13.871, o que significa mais 53 chamadas só nas últimas 24 horas.

Por sua vez, o total de atendimentos pela linha de acompanhamento psicológico do IASAÚDE, IP-RAM (291 212 399) é agora de 2.328, com 192 pessoas acompanhadas pelos profissionais deste instituto.

No contexto da operação de rastreio de viajantes, há a reportar um total cumulativo de 88.224 colheitas para teste à covid-19 realizadas até às 19h00 de ontem.

DESPISTAGEM Testes na Bartolomeu Perestrelo deram todos negativo

Os 12 contactos próximos do caso positivo identificado na escola Bartolomeu Perestrelo receberam testes negativos.

Ainda assim, o IASAÚDE mantém a determinação de confinamento de todos contactos identificados e a autoridade de saúde continua a acompanhar a situação.

Relembre-se que na sequência da deteção de um estudante infetado, pelo menos 17 alunos de duas turmas da Bartolomeu Perestrelo realizaram o teste PCR de rastreio à covid-19.

Sobre esta situação, o secretário regional de Educação esclareceu ontem que os professores não seriam testados para já porque não são contactos próximos, mas ressalvou que, dependendo dos resultados dos testes aos alunos, poderiam vir a ser testados.

"A incúria de um encarregado de educação poderia ter colocado em perigo toda uma comunidade educativa e extraescola", constatou Jorge Carvalho. "Felizmente, o sistema montado pelo Governo Regional permite-nos atuar rapidamente", sublinhou, apelando ao "bom senso" de cada cidadão. CS

COVID-19 Portugal ultrapassou barreira dos 100 mil casos

Nas últimas 24 horas, em Portugal, 966 doentes recuperaram da doença, totalizando 59.966 desde o início da pandemia.

Portugal ultrapassou ontem a barreira dos 100 mil casos de covid-19. De acordo com o boletim divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), desde o início da pandemia, Portugal já contabilizou 101.860 casos e 2.198 óbitos.

Ontem, o País registou mais 17 mortos e 1.949 novos casos de infeção com o novo coronavírus. As autoridades de saúde têm 55.425 pessoas em vigilância, mais 574 do que no domingo.

Mais de 3 milhões de testes

 Em Portugal, já foram realizados mais de três milhões de testes à covid-19 desde o início da pandemia, adiantou ontem o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, destacando também a capacidade hospitalar e os equipamentos de proteção individual (EPI).

 “O Serviço Nacional de Saúde (SNS), apesar das dificuldades e da sobrecarga que este momento representa, está preparado para continuar a dar resposta. Já fizemos mais de três milhões de testes à covid-19 em Portugal e temos hoje 798 camas em unidades de cuidados intensivos, das quais 250 dedicadas à covid, com uma ocupação de 66%, isto é, 165 doentes. A reserva nacional de EPI é hoje de 29 milhões de artigos”, afirmou o governante na conferência sobre a evolução da situação epidemiológica.

António Lacerda Sales sublinhou também que a dispensa de medicamentos em proximidade “continua no âmbito da resposta já iniciada em março/abril” e que a definição de unidades hospitalares livres de covid já foi efetuada pelas administrações regionais de saúde.

In “JM-Madeira”