Desde o ano passado, na Madeira, foram rastreadas com testes de hepatite C mais de 2.400 pessoas, no âmbito do projeto espanhol Focus, também dinamizado em Portugal.

O SESARAM é a primeira instituição pública nacional a ter aderido ao referido programa.

Ontem, Dia Mundial contra as Hepatites, o secretário regional da Saúde destacou que, “para além da proteção da população contra a covid-19, não estamos a descurar as outras políticas de saúde públicas da RAM”. E, no caso concreto da hepatite C, Pedro Ramos adiantou que depois dos rastreios nas casas de saúde, unidades de tratamento das toxicodependências e internamento nos hospitais, o programa vai chegar ao serviço de urgência e, numa fase final, aos cuidados de saúde primários. Para o governante, será possível erradicar a doença antes de 2030, meta estabelecida pela OMG. Ricardo Pereira, do programa FOCUS, adiantou aos jornalistas que num universo de 1.500 rastreios, nos primeiros meses deste ano, foram detetados 14 novos casos de hepatite C.

Já Luís Jasmins, diretor do serviço de Gastrenterologia do SESARAM, apontou que, em cada dez pessoas, nove não sabem que têm hepatite C, tendo deixado o apelo à população para fazerem o rastreio. Nas populações de risco, como os utilizadores de drogas endovenosas, a taxa de incidência é de 70%, enquanto na população geral é de 0,5%.

In “JM-Madeira”