O uso de repelentes de aplicação no homem, juntamente com o uso de roupa adequada (clara, larga, calças e mangas compridas), é a forma mais eficaz de prevenir as picadas de mosquitos no exterior. Existem repelentes com princípios ativos naturais e biológicos (como o IR3535) e ativos sintéticos. Evitar a sua aplicação prolongada. Pode ser aplicada quer na roupa quer diretamente na pele, evitando sempre os olhos e a boca, assim como feridas ou pele irritada. Lave as mãos depois de aplicar.

Em termos gerais, quanto mais elevada a concentração do ingrediente ativo maior a duração da proteção independentemente do mesmo. Produtos com uma concentração inferior a 10% podem oferecer uma proteção limitada, de cerca de 1 a 2 horas. Mais quantidade por aplicação não confere proteção adicional, podendo sim, proceder à reaplicação do produto de acordo com as instruções do rótulo. Mantenha o produto fora do alcance das crianças. 

Os ingredientes ativos mais usados são:

O DEET (N,N-dietil-m-toluamida) é um ingrediente ativo encontrado em muitos produtos repelentes e numa variedade de formulações:

  • Um produto contendo DEET a 23,8% fornece uma proteção de aproximadamente 5 horas contra a picada de mosquitos.
  • Um produto contendo DEET a 20% fornece uma proteção de quase 4 horas.
  • Um produto contendo DEET a 6,65% fornece uma proteção de quase 2 horas.
  • Produtos com DEET a 4,75% são capazes de fornecer uma proteção de quase uma hora e meia.

O IR3535 é um ingrediente ativo que é derivado de produtos naturais e, por isso, classificado como repelente biopesticida.

  • Um produto contendo IR3535 a 7,5% fornece uma proteção de aproximadamente 2 horas contra a picada de mosquitos.

Se a aplicação de qualquer um destes produtos causar irritação ou outras reações, lave com água em abundancia e sabonete e contacte o centro de informação antivenenos (808 250 143). Consulte o folheto centro de informação antivenenos (CIAV).

O repelente nunca é seguro em recém-nascidos devido aos conservantes e substâncias alergénicas. Nesta fase, proteja-os com redes mosquiteiras, tanto no berço como nos carros de transporte. Entre os 3 meses e os 2 anos, em casos estritamente necessário, aplique produtos à base de citrodiol com uma concentração inferior a 50 por cento. A partir dos 2 anos, use citrodiol, picridina e icardina (concentração entre 20% e 30%) ou IR3535 (20% a 35%). Prefira em gel ou em creme, em vez de vaporizadores. Os à base de óleo de eucalipto e seus derivados (p-mentano-3,8-diol, PMD, mentoglicol, oil of lemon eucalyptus ou citrodiol) só são indicados a partir dos 3 anos. 

 

O DEET (N,N-dietil-m-toluamida) é um princípio ativo muito eficaz e deve ser usado com moderação, respeitando as instruções da embalagem. Há boas alternativas, como a icaridina ou o citrepel.

Anexos:
Download this file (Biocidas_uso_Domestico_DGS_jul2017.pdf)Biocidas para uso Doméstico[Lista de produtos autorizados pela DGS - julho 2017]
Download this file (Biocidas_uso_Homem_DGS_jul2017.pdf)Biocidas para uso no Homem[Lista de produtos autorizados pela DGS - julho 2017]
Download this file (Biocidas_uso_Industrial_jul2017.pdf)Biocidas para uso Industrial[Lista de produtos autorizados pela DGS - julho 2017]

Seleção IASAÚDE, IP-RAM daqueles com propriedades mais eficazes contra o Aedes aegypti - Junho 2016

Os biocidas para uso doméstico contra mosquitos e insetos voadores, autorizados pela Direção-Geral da Saúde em maio de 2016, encontram-se na tabela abaixo. Dentro destes, o IASAÚDE selecionou os que apresentam as melhores propriedades, tendo em conta o perfil de resistências do mosquito Aedes aegypti na Ilha da Madeira.

Anexos:
Download this file (Biocidas_selecao_IASAUDE_para_aedes_29-6-2016.pdf)Biocidas[Seleção IASAÚDE - Junho 2016]

Testes de Resistência dos Inseticidas na População de Mosquitos Aedes aegypti

Anexos:
Download this file (Relatorio_Insecticidas_Madeira_ 26-8-2015.pdf)Relatório[Inseticidas Madeira (26-08-2015)]

Great new costomer Bonus Bet365 read here.
View best betting by artbetting.net
Download Full Premium themes