No âmbito da Semana Mundial da Imunização, assinalada entre os dias 24 e 30 de abril de 2019, foram dinamizados vários eventos na Região Autónoma da Madeira.

No dia 29 de abril, o IASAÚDE, IP-RAM organizou a conferência "Plano Regional de Vacinação: Protegidos coletivamente", no Auditório da Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva.

A conferência foi proferida pela Responsável Regional do Programa Nacional de Vacinação (PNV) e do Programa Nacional de Eliminação do Sarampo (PNES), Prof. Doutora Bruna Gouveia e contou com a participação do Secretário Regional da Saúde, Dr. Pedro Ramos.

Nesta sessão foi discutida a importância da vacinação para a proteção coletiva; feito um apelo ao compromisso de todos os jovens com a saúde pública; e expresso um agradecimento à população da RAM, que adere à vacinação e permite que estejamos mais "coletivamente protegidos", e aos profissionais de saúde, particularmente dos cuidados de saúde primários, cujo trabalho de excelência é determinante para as elevadas taxas de cobertura vacinal da população da nossa Região.

Assinala-se ainda que, sobre o mesmo tema, várias as ações de sensibilização foram dinamizadas pelo SESARAM, E.P.E., designadamente, em centros de saúde e centros de dia, tendo como público-alvo vários grupos populacionais.