O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira (ALM) afirma ser testemunha do grande trabalho que os psicólogos têm prestado à população madeirense, destacando a sua intervenção crucial em acontecimentos como o 20 de Fevereiro de 2010, os incêndios de 2016 e o caso recente do autocarro que capotou no Caniço e que mantou dezenas de pessoas.

 

José Manuel Rodrigues disse-o, esta manhã, numa conferência que está a decorrer no salão nobre da Assembleia Legislativa da Madeira. Reconhecendo o esforço do secretário regional da Saúde para que a Região responda, com a maior eficiência, às necessidades que vão surgindo, José Manuel Rodrigues disse que vivemos numa sociedade depressiva e sublinhou que um em cada cinco portugueses de depressão ou de ansiedade.

 

Considerou que a porta de entrada no Serviço Regional de Saúde deve ser a dos cuidados de saúde primários e não a das urgências e defendeu a importância de cada vez mais psicólogos no nosso Serviço Regional de Saúde.

 

Já o secretário regional da Saúde e Proteção Civil afirmou que já é tempo para se poder anunciar que a Unidade de Psicologia tem de partir para o patamar mais acima no novo regulamento do SESARAM, constituindo mais um serviço do Serviço Regional de Saúde.

 

Pedro Ramos, que falava na sessão de abertura da conferência ‘A psicologia e o futuro dos cuidados de saúde primários’, que decorre hoje e manhã, no salão nobre da Assembleia Legislativa da Madeira, destacou que integram o SESARAM, 62 psicólogos, sendo 42 ao nível dos cuidados de saúde primários.

 

O governante aproveitou a iniciativa organizada pela Ordem dos Psicólogos na Madeira, para referir que o Executivo quer mais psicólogos no Serviço Regional de Saúde. O secretário enunciou ainda diversos projetos que estão a ser realizados na área da Saúde, como é o programa de eliminação da hepatite C na Madeira até 2030.

 

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA MADEIRA ENALTECE TRABALHO DOS PSICÓLOGOS

 

O presidente do parlamento madeirense enalteceu, hoje, o trabalho dos psicólogos na Madeira, com especial destaque para as alturas das grandes tragédias, como o 20 de fevereiro, os incêndios e o trágico acidente com o autocarro de turismo, no Caniço.

 

“Sou testemunha do apoio psicológico que, em ambientes de catástrofe, os psicólogos da Madeira desta área têm dados às populações”, vincou José Manuel Rodrigues, esta manhã, na abertura da conferência “A Psicologia e o futuro dos cuidados de saúde primários”, que decorre no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira, hoje e amanhã.

 

 

 

In “JM-Madeira”