No SESARAM são 100 os enfermeiros perioperatórios que prestam cuidados diferenciados, humanizados e de qualidade, 24 horas/dia, ao utente em situação de saúde/doença ao longo do ciclo de vida.

O enfermeiro perioperatório é o profissional de saúde com conhecimentos e competências específicas para cuidar a pessoa no bloco operatório, mantendo a sua estabilidade, segurança e bem-estar, antes, durante e após a cirurgia.

No SESARAM, as suas funções são desempenhadas em segurança na área do bloco operatório e no espaço da Cirurgia de Ambulatório.

No dia em que se assinala o Dia Europeia do Enfermeiro Perioperatório, 15 de fevereiro, o SESARAM associa-se a esta iniciativa e realiza um conjunto de ações que visam a divulgação e implementação das boas práticas nesta área, no sentido de criar e manter um ambiente seguro para o doente cirúrgico na Prevenção e Controlo da Hipotermia Perioperatória Inadvertida, que afeta cerca de 60 a 90% dos doentes cirúrgicos.

"Perioperative nurse: Professionalism; Responsability; Humanity" é o mote das comemorações deste ano do Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório e dinamizado pela Associação Europeia dos Enfermeiros Perioperatórios.

O Dia do Enfermeiro Perioperatório celebra-se, em toda a Europa, no sentido de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos enfermeiros que cuidam em ambiente perioperatório, além de sensibilizar a sociedade para os riscos de uma cirurgia e envolver as pessoas na sua própria segurança.

In “JM Madeira”